Projeto de Ambientes Residenciais: Estilo Industrial.

Olá pessoal \o/ No último termo, tivemos um termo chamado Projeto de ambientes residenciais , no qual tínhamos como finalidade compor ambi...

Olá pessoal \o/

No último termo, tivemos um termo chamado Projeto de ambientes residenciais, no qual tínhamos como finalidade compor ambientes harmoniosos para clientes fictícios.
Como trabalho final para o segundo bimestre foi proposto uma elaboração de um projeto, e esse projeto tinha que ser de um estilo especifico. Os estilos eram vários, como luxo, vintage, campeiro, industrial, high tech, minimalista, entre outros. 


O que eu escolhi foi o Projeto de Ambientes Residenciais: Estilo Industrial. Esse estilo eu já queria fazer porque já havia pesquisado bem por cima na época do primeiro termo, e acabei achando bem interessante de fazer.
O trabalho em si demorou mais ou menos 1 semana para ser feito, porque tínhamos que fazer a planta, humanizar ela, buscar referências e isso leva muito, mas muito tempo. Chegou até um certo ponto que estava estressante, mas no final o resultado foi bem satisfatório.
Na internet não tem muito disso falando de como é o curso design de interiores, então eu trouxe um trabalho comentado para quem tem vontade de fazer esse curso já sentir o gostinho de como é os trabalhos acadêmicos. Vamos lá!

No Hall de entrada foi proposto um ambiente que tivesse valor familiar, com o uso de porta retratos. O espelho seria um objeto decorativo, mas seria para algum integrante da família ou visitante se arrumar quando for sair.
O aparador, além de ser um local para colocar porta retratos, mas também bolsas, chaves de casa e outros objetos.
O piso de cimento queimado além de ser uma característica desse estilo, prevalece na maioria dos ambientes desse apartamento.


Na Sala de estar os sofás seriam em couro, o que algo que remete o estilo. A porta de correr de madeira é muito conhecida por ser usada em galpões e traria um certo charme ao ambiente.
O objeto decorativo, seria esse refletor de luz, mas no caso seria transformado em uma luminária. A cor ouro monarca oferece um ar mais requintado, porem não perdendo a sua essência.


Na Sala de jantar foi usado a cor marrom indiano da coral, onde tem uma proximidade com a sala de estar. Outro aparador só que de madeira é foi colocado contrastando com a cor grafite claro da coral.
Uma mesa de oito lugares retangular foi disposta com cadeiras e bancos para dar essa versatilidade.
A iluminação pendente foi pensada na iluminação que os trabalhadores usavam na época. Essa ideia foi graças ao meu querido avô que tem uma iluminação parecida na época em que ele trabalhava.



Na Cozinha foi possível colocar uma ilha no centro para oferecer mais praticidade ao local. A bancada é de pallets e uma parte seria refrigerada e outra para guardar utensílios. 
A bancada que separa a cozinha e a sala de jantar seria na cor amarela, porque é uma cor que dá uma energia, além de trabalhar muito em com as outras cores do ambiente. Uma parte da bancada seria reservada para a armazenagem de vinhos. Essa foi uma tática para que o ambiente não perdesse o seu valor, mas não caísse na mesmice.
A disposição dos caixotes na parede na cor vermelha seria um elemento decorativo e funcional, para colocar temperos e alguns utensílios mesmos que decorativos.


A Lavanderia foi inspirada nas lavanderias dos Estados Unidos, onde as maquinas de lavar e secar são empilhadas para ter mais espaço. 
O uso do piso porcelanato grafite chicago da portobello foi pensado para ter uma continuação do piso dos demais ambientes, porém esse piso pode molhar e não se tornar escorregadio, oferecendo muito mais proteção.



Na área Externa foi pensado em algo mais colorido. A mesa com oito lugares quadrada na cor laranja seria uma ótima opção oferecendo uma harmonia com os pendentes em lata.
Os vasos nas cores azul marinho, amarelo canário e laranja conversam muito bem entre si e complementam com a vegetação que estaria no local.
O banco com suporte de concreto e madeira foi inspirado nos trabalhadores que trabalhavam em edificações e sentavam em vigas de metal para almoçar e até mesmo dormir, e isso há vários metros do chão.


No Home Theater o sofá foi inspirado na roupa do trabalhadores da época, e ele foi pensado em ser no formato de L com apoio para os pés, ou para colocar petiscos, oferecendo máximo de conforto.
O apoio de pallets da televisão foi pensado em ser em uma cor gritante, que no caso é o verde-água trazendo um contraste com as cores da parede.
A iluminação do teto foi inspirada nos letreiros, onde as luzes são direcionadas. O objeto decorativo, ao contrario do mesmo objeto da sala de estar que funciona como luminária, esse objeto é apenas decorativo e optou-se por não usar nenhuma iluminação.



O Lavabo tem uma pegada mais urban, no qual retrata o metrô e o estilo industrial permite isso. Foi considerado como uma tendência que agrega muito ao estilo. 
Esse é o único ambiente que utiliza papeis de parede.

Na Suíte do Joaquim o que foi pensado em um jovem que assiste muitas séries. A disposição dos quadros foi pensada para que quando ele acabasse de assistir uma série, colocasse o logo da série emoldurado, contribuindo para a sua identidade no ambiente.
A cama seria pendurada por cordas, porque a maioria dos meninos gostam de coisas radiciais, e isso contaria como algo a favor. 
A escrivaninha com um latão, seria usado como um home office e a disposição das roupas em araras daria um ar mais juvenil.
A cores utilizadas foram o azul português e o azul surreal. Essas duas cores trabalham muito bem juntas e não sobrecarregam o ambiente.
As iluminações pendentes harmonizam com outros elementos, principalmente a escrivaninha.


Na Suíte da Emanuela foi proposto um ambiente colorido, mas bem organizado. O quadro da Audrey Hepburn é a referencia para a criação desse ambiente, já que a Emanuela é fã da bonequinha de luxo.
As cores usadas nas paredes foram o branco refrescante e o rosa nebuloso, que no caso são cores que dão mais destaque ao mobiliário.
A disposição dos móveis coloridos poderia ser lado a lado ou empilhados, que no caso seriam uma ótima opção.
A iluminação pendente é igual da sala de estar e do quarto do irmão, mas em uma armação mais feminina e discreta. 
A arara de roupas teria vários níveis, oferecendo um ritmo e a escrivaninha seria branca em linhas retas trabalhando perfeitamente com as cores das paredes.
A estrutura de metal em volta da cama é um diferencial desse ambiente, porque como ela é fã da bonequinha de luxo, algo que remetesse a esse universo seria algo muito bem vindo.

A Suíte do casal tem como principal destaque os canos aparentes com duas cores. Uma cor representa o homem e a outra a mulher. Isso representa a relação entre os dois.
A cama sobre os pallets na cor bronze foi pensada para que tivesse um destaque sobre os demais ambientes. A cabeceira estofada quebra todo esse material bruto, oferecendo um equilíbrio entre os elementos.


Os Banheiros foram pensados com um certo padrão. Em vez de ser um simples box de banheiro, seria uma representação das grandes janelas dos antigos galpões.
A bancada seria com uma madeira desgastada e seria valorizada com uma cuba elegante. As torneiras seriam pensadas na época, com grandes torneiras de ferro, folheadas em bronze ou cobre.
A disposição do papel higiênico seria através de canos aparentes e os espelhos teriam molduras envelhecidas nas cores ferro ou bronze.

Bom galera, esse foi um dos trabalhos que eu mais tive orgulho de fazer. Eu espero que tenham gostado e apreciado pois foi dificil já elaborar um projeto com vários ambientes. haha
E aí o que acharam? Fariam alguma mudança? Comentem aqui embaixo Até mais!




Confira também:

4 comentários

  1. Continua fazendo posts assim!!! Quero fazer DI e esse post me deixou mais apaixonada. Acho incrível estilo industrial, principalmente chão ou parede de cimento queimado e pallets. Seu trabalho ficou lindo e muito bem feito, parabéns!!!!!

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa \o/
      Faz sim Design de Interiores, você vai amar e vai conhecer muito estilo bacana. Podexá que quando eu tiver um tempinho, vou fazer mais posts assim :)

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Uma mistura do vintage com o moderno! AMEI, já quero te contratar pra me ajudar na decoração da minha nova casa (quando eu tiver uma)! Alias, te indiquei numa tag!

    Blog E ai galera: http://goo.gl/MPCZQp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Diego haha.
      Vou dar uma olhadinha lá :D

      Excluir

Poderá gostar também!